Pular para o conteúdo principal

ERNESTO PARTICIPARÁ DE REUNIÃO COM TATÁ E CHICÃO

O cantor e compositor Ernesto Melo, novo presidente da Associação Cultural Rio Madeira, confirmou agora há pouco que recebeu a carta de renúncia do ex-presidente José Maria Ortiz de Carvalho, que já assumiu a presidência da associação e que vai representar a entidade na reunião com o presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Altair dos Santos, o Tatá, marcada para o dia 13 de maio, sexta-feira, às 17 horas, no complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Ernesto estará acompanhado dos associados Ênio Melo, Dona Rosa Melo, Antônio Serpa do Amaral Filho, o Basinho, William Haverly Martins, Henry Boero e Jorge Américo de Azevedo, o Cachoeira. Essa será a reunião de estréia dos integrantes da Associação Cultual Rio Madeira com as agências culturais da administração pública. O encontro tem por objetivo fazer a apresentação oficial da ACRM à entidade cultural do município de Porto Velho e também a entrega do primeiro pleito para realização de projeto artístico. O presidente Ernesto Melo passará às mãos de Tatá o projeto de documentário “Comunidade de Feirantes do Mercado Central”, produzido por Basinho e Zola. Além disso, a ACRM vai pedir apoio logístico para a exibição do seu primeiro documentário no Mercado Cultural, cujo tema é a vida do cantor e compositor Paulinho da Viola, na ante-sala da Fina Flor do Samba, caso o grupo de samba aprove a idéia. Se não houve aprovação, a ACRM não desistirá da idéia e apresentará o filme sobre Paulinho da Viola num outro dia, no Mercado Cultural. A reunião com Chicão, da Secel será agendada para o mesmo dia 13, às 16 horas, no prédio da antiga administração da EFMM.





ZOLA PROPÕE DIA DA CRIAÇÃO DO TERRITÓRIO COMO DATA PARA IDENTIDADE RONDONIENSE



O jornalista Zola Xavier da Silveira, o Adido Cultural do Guaporé no Estado do Rio de Janeiro, propõe a data de 13 de setembro como referência cronológica para o DIA DA IDENTIDADE RONDONIENSE que está sendo discutido no seio da Associação Cultural Rio Madeira. Em 13 de setembro de 1943, o presidente Getúlio Vargas criou o Território Federal do Guaporé e em outubro do mesmo ano ele desembarcou em Porto Velho, então Estado do Amazonas, onde foi recebido pelo diretor da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, Aluízio Ferreira. Nessa oportunidade ele teria dito, depois de assistir ao desfile dos operários, “Em Porto Velho, cada Soldado é um Operário e cada Operário é um Soldado com o objetivo de trabalhar pelo engrandecimento da pátria”.



Segundo Zola, essa data é de fundamental importância para a nossa identidade porque deixamos de ser Estado do Amazonas e passamos a ser uma unidade política Guaporé. A criação do território seria o nosso grito de independência cultural, política e econômica, sendo também a primeira matriz autêntica da identidade do povo de Rondônia. Saímos do jugo amazonense e passamos a ser nós mesmos. A partir dessa data é que se formarão as duas correntes políticas, Cutubas e Peles-curtas, que iriam forjar as páginas históricas que desaguariam na criação do Estado de Rondônia. A data, portanto, diz Zola, guarda um conceito histórico-cultural de irrefutável importância para a identidade dos rondonienses. A discussão está aberta. Com a palavra os associados.



Remessa da

Assessoria Especial da Presidência da ACRM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CABARÉ DA ANGELA MARQUES - "PEGA FOGO CABARÉ!"

Vovô Aluízio

Então...  Durante uma década  pescávamos eu meu avô  no barranco  ali na descida  do Caravela do Madeira Eram quartas feiras  onde nos vestíamos de sol  Com os acessórios  de linha e anzóis  Vô Aluízio  fazia iscas feitas de alegria  Muito sorriso  e a alma cheia de igapó  Muitas vezes  pescávamos um monte caicos  Mandis Barbas chatas  Vez por outra mulher ingrata  Numa bela quarta feira  Vovô Aluízio desapareceu  do barranco para sempre  Foi fazer sua última pescaria  no lindo lago do andar de cima Tenho tanta saudade  dos nossos silêncios  Dos planos  se pegássemos um Jaú maceta  Esses dias vou pescar  Nunca mais vai ser Como a descida do barranco Perto do Caravela do Madeia  Beto Ramos de Oliveira 21/10/22