Pular para o conteúdo principal

Comentário do Amigo Artur Quintela

"Obrigado amigo pelo comentário!
É bom saber que não somos um execito de um homem só!
A beleza do ser humano nasce na alma!"
Beto Ramos

RONDÔNIA DOS MEUS AMORES
Não quis publicar nada meu – diretamente – aqui no blog a respeito do que o palhaço Rafinha Bastos – do CQC – falou a respeito de Rondônia.
Não achei que valesse a pena tratar de uma pessoa que não conheço, que não faço questão de conhecer, que faço questão de não ser apresentado. (que, e não quem, pois não considero que mereça tratamento personal). Cerco-me de pessoas cultas – não necessariamente eruditas, pois estas, na grande maioria, não o são na realidade.
Mas o texto do Beto Ramos é uma poesia. E uma poesia merece ser tratada com amor. Esse sentimento enorme que balança todas as outras emoções.
Quando falamos de Rondônia, falamos com amor. Do amor.
Não sou nativo desta plaga. Sou de Maceió. Capital linda e hospitaleira. Povo simples e hospitaleiro. Cercada de recifes de corais, Maceió proporciona ao turista um verdadeiro banho de piscina natural, afastado centenas de metros da areia de Pajuçara.
Cresci no Rio de Janeiro – a Cidade Maravilhosa. Foi lá que frequentei a Universidade Católica, na Marquês de São Vicente, Bairro da Gávea, quando a Rocinha já era – então – uma das maiores favelas do País.
Conheci Porto Velho num daqueles “intervalos” da infância. Foi paixão repentina e verdadeira. Imorredoura. Inesquecível.
Ao sair da PUC peguei na alça da mala e voltei a Rondônia. Coração dividido, ainda, quando às narinas aflorava o cheiro de mar, colocava uma passagem no bolso, esperança no coração e lá voltava às praias salgadas do litoral.
Lá, passava por aperto igual, quando sentia o aroma das flores da mata, o cheiro do buriti, gosto de açaí… passagem no bolso, esperança na alma e… Porto Velho aqui estou eu.
A poesia de Beto Ramos me faz voltar àqueles tempos. Idas e vindas… até descobrir a poesia-mulher. Mulher de Rondônia. Portovelhense da gema, da clara e casca. Que seria a mãe de meus filhos.
Curiosidade. Filha de alagoano e pernambucana.
Eu, alagoano, filho de alagoanos.
Nordestino de cara e alma. E apaixonado pela Amazônia.
Aqui tem um quê diferente do restante do Brasil. Um quê que não se encontra em lugar nenhum deste imenso Brasil.
Aqui encontramos todos os brasis. De Norte a Sul, de Leste a Oeste. Todos os estados de nossa federação, inclusive o Distrito Federal estão representados com seus filhos laborando e vivendo em harmonia perfeita com estas paragens.
E o quê de diferente é exatamente por não encontrarmos nenhuma capital tão cosmopolita assim, dentro do imenso (repito) território brasileiro.
Posso acentuar a veemência dessa afirmação. Conheço 24 das 27 capitais brasileiras. E não é fácil encontrar rondonienses por aí. Muito menos portovelhenses.
Essa é uma particularidade nossa.
Talvez isso seja o que Rafinha chamou de “feio”. Talvez por isso ele tenha se referido a Satanás como filho de Rondônia. Ele não sabe mais o que é belo e harmonioso. Sequer acha seu corpo belo, tanto é que deformou-o com garatujas.
Rafinha não sabe que aqui temos CTG (ele sabe o que é isso?). Não sabe que aqui temos rodeios à moda barretense. Não sabe das nossas Escolas de Samba, Bumba-meu-boi e Boi-bumbá (será que conhece a diferença?).
Rafinha não sabe que seus conterrâneos são pais dessa “gente feia” que viu quando passou por aqui. Não sabe que seus vizinhos do andar de cima encontraram aqui refúgios para as tragédias de suas origens. Não sabe que a hospitalidade daqui se deve, exatamente, a essa mistura de culturas de todos os cantos do Brasil. E desdenha por não saber, sequer, o que é cultura.
O texto de Beto Ramos retrata bem porque amamos tanto Rondônia e mais ainda Porto Velho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO NASCEU A PRIMEIRA MANDIOCA

Era uma vez uma índia chamada Atiolô. Quando o chão começou a ficar coberto de frutinhas de murici, ela casou com Zatiamarê. As frutinhas desapareceram, as águas do rio subiram apodrecendo o chão. Depois o sol queimou a terra, um ventinho molhado começou a chegar do alto da serra. Quando os muricis começaram outra vez a cair, numa chuvinha amarela, Atiolô começou a rir sozinha. Tava esperando uma menininha que recebeu o nome de Mani. Mas, Zatiamarê queria um menino e pouco conversava com Mani. Chateada com a situação, a menina pediu para a mãe para ser enterrada viva, ainda mais poque a sua genitora deu à luz um homem, Tarumã, para a alegria de Zatiamarê. A mãe de Mani atendeu ao seu pedido. Passou muito tempo. Um dia Atiolô sentiu saudade da filha e foi na mata procurar onde havia enterrado o seu corpo. Ao invés de Mani, encontrou uma planta alta e verde, mas estranhou o tamanho da planta. “Uma planta tão comprida não pode ser a minha filha”, disse. Na mesma hora a planta se dividiu.

01 aninho da Nauanne

No dia 27 de junho o cumpade Ricardo e a cumade márcia, festejaram o primeiro aninho da Nauanne. A felicidade estava nos rostos dos pais corujas. Fica aqui o nosso abraço e desejos de muitas felicidades para Nauanne. A festa foi linda...aqui a corujisse do dindo Beto Ramos e da dinda Rosimere Marques.

CABARÉ DA ANGELA MARQUES - "PEGA FOGO CABARÉ!"