Pular para o conteúdo principal

Diz a lenda - Palavras ao vento

Por: Beto Ramos


Um dia busquei me fazer poeta.
Poeta, jamais!
Quando adolescente, lia e relia os sonetos de Alphonsus Guimarães, conhecido como o solitário de Mariana.
Como sonhei ser Alphonsus Guimarães.
Veio o período da rebeldia.
Época da poesia marginal.
Com prosas cheias de contestação.
Foram os melhores dias de minha vida.
Amigos cheios de criatividade.
Pintores, poetas, futuros músicos, dançarinos, cartunistas e todos loucos como eu.
Era tempo de recitar poemas nas ruas, nas praças e principalmente nos bares da vida.
Nunca gostei de métrica ou textos muitos cheios de palavras difíceis ou cem por cento perfeitinhos para os críticos de plantão.
Existiu o período em que fui Duck Blue, o pato azul.
E meu pai não acreditava, pois nem mesmo sabia quem era o filho que escrevia desvairadamente.
Mas, a solidão sempre foi minha inspiração.
Taciturno por natureza, sempre gostei de ler os grandes clássicos da literatura.
Músicas andinas sempre estiveram no meu caminho.
Um dia busquei me fazer poeta.
Mas, a vida é uma poesia.
Nunca possui boas roupas.
Nunca calcei os melhores sapatos.
Nem mesmo morei ou moro nas melhores casas.
Mas, a palavra sempre me acompanhou.
A palavra sempre foi o meu sonho ou minha realidade.
Sem algumas referências, segui meu caminho.
Descobri o amor bem cedo.
Talvez por uma necessidade, ou pela falta em alguns momentos de meu velho e querido pai.
Por amar demais, talvez tenha perdido muitas oportunidades de sucesso.
As favas o sucesso.
Viver é amar.
Amar sempre.
Com toda a força do coração.
Hoje, sem a mulher que é o grande amor da minha vida, seria um ser vazio de amor.
O amor é para ser compartilhado com versos e palavras, gestos e afagos.
O amor não precisa de dinheiro.
O amor precisa de verdade.
A verdade não possui preço.
Hoje, vejo a vida passar diante de mim, com todos os resultados das metas que tracei há muito tempo.
E ela, a vida, passa sorrindo.
Hoje lembrei de Alphonsus Guimarães.
Talvez os atalhos não sejam os caminhos.
A poesia precisa ser pura.
Quando a poesia passa a ser motivos de debates, precisamos debatê-la.
O que não podemos deixar morrer é a rebeldia que existe dentro de todos nós.
E ela existe.
A cada texto que todos nós fazemos, existe um pouco dos cabelos grandes, cheiro da madrugada, nostalgia das roupas esquisitas.
Precisamos sempre parar e lembrar que ontem fomos iguais aos nossos filhos, netos e todos estes poetas de rua que existem por ai.
Fazer poesia não é publicar livros.
Poesia poderia ser qualquer palavra escrita ou falada.
Quando minha filha recita um poema todo certinho, fico comovido, pois ela vai ser o um verso com métrica e linhas sem erros de português como os meus.
Que saudade da minha calça Us Top toda rasgada.
Que saudade do meu caderninho de anotações, que nunca precisou de mouse ou internet.
Assim como o velho poeta fecha os olhos, fecho os meus e vou ao encontro de tantas linhas que escrevi nas madrugadas de minha querida Porto Velho.
Linhas que ficam nas marcas do rosto.
Eu vi o poeta chorando.
Ele pensou que não vi.
Mas, o poeta ficou em silêncio.
Foi ai que lembrei de Alphonsus Guimarães.
Os poetas são todos iguais.
Os poetas são de todas as cidades.
Um dia busquei me fazer poeta.
Poeta, jamais!

Diz a lenda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO NASCEU A PRIMEIRA MANDIOCA

Era uma vez uma índia chamada Atiolô. Quando o chão começou a ficar coberto de frutinhas de murici, ela casou com Zatiamarê. As frutinhas desapareceram, as águas do rio subiram apodrecendo o chão. Depois o sol queimou a terra, um ventinho molhado começou a chegar do alto da serra. Quando os muricis começaram outra vez a cair, numa chuvinha amarela, Atiolô começou a rir sozinha. Tava esperando uma menininha que recebeu o nome de Mani. Mas, Zatiamarê queria um menino e pouco conversava com Mani. Chateada com a situação, a menina pediu para a mãe para ser enterrada viva, ainda mais poque a sua genitora deu à luz um homem, Tarumã, para a alegria de Zatiamarê. A mãe de Mani atendeu ao seu pedido. Passou muito tempo. Um dia Atiolô sentiu saudade da filha e foi na mata procurar onde havia enterrado o seu corpo. Ao invés de Mani, encontrou uma planta alta e verde, mas estranhou o tamanho da planta. “Uma planta tão comprida não pode ser a minha filha”, disse. Na mesma hora a planta se dividiu.

01 aninho da Nauanne

No dia 27 de junho o cumpade Ricardo e a cumade márcia, festejaram o primeiro aninho da Nauanne. A felicidade estava nos rostos dos pais corujas. Fica aqui o nosso abraço e desejos de muitas felicidades para Nauanne. A festa foi linda...aqui a corujisse do dindo Beto Ramos e da dinda Rosimere Marques.

CABARÉ DA ANGELA MARQUES - "PEGA FOGO CABARÉ!"