Pular para o conteúdo principal

A ESTRELA DO BETO


Por Artur Quintela



Prefiro minha estrela verde e amarela, como tantas vezes o disse o poeta.

Indiscutivelmente, porém, Beto se cobre e recheia de razão. A estrela que hoje ilumina nossa cidade presenteou-nos – todos – amantes da música e de todas as manifestações culturais com uma jóia. Nosso Mercado Cultural é essa jóia.

Jóia que saiu das sombras e dos escombros. Recuperada e guardada por Zizi, para depois ser lapidada por Ernesto, poeta mor de nossa cidade, e por todos aqueles que aderiram ao Projeto.

O Índio Iaripuna não poderia estar mais feliz. Caripuna, Massaká e Caritiana também juntam as mãos para aplaudir os Caeté, Tupiniquim, Tamoio ou Tapuia que aqui chegam com seus costumes e tradições, misturam-se e deleitam-se nas brancas águas do Madeira.

Ò, meu Madeira, mar-deirão de todos os beradeiros. Meu açúcar com mel da infância. Teu resgate está no centro da cidade, embora não cheguem ali suas águas.

Filhos do verde! Filhos do Norte! Acampem na praça do ilustre Presidente Criador desta terra. Deleitem-se com os acordes de instrumentos e vozes vários. Tragam seus filhos para conhecerem o passado.

Mercado Cultural! Das cinzas, a Fênix Beradeira retorna, mais viva e esfuziante que nunca!

Ó, meu Mercado.

Em tuas entranhas corre ser verter o sangue e suor dos ancestrais.

Ó meu Mercado! Nosso Mercado!!!

O luar prateado que te ilumina parece acanhar-se com tua grandeza. Melhor seria o sol surgir à noite, num rompante lírico, como se a deleitar-se na ribalta de nossos corações. Só assim faria mérito a obra tão pequena em porte e tão grandiosa em valor.

Nosso Mercado! Nossa Jóia Cultural!

Reluz, Estrela do Beto. Reluz por sobre nossas cabeças, em vermelho, verde, amarelo, azul e branco. Em todas as cores e todos os tons. Reluz, ó Estrela! Incendeia com teu brilho as margens de nosso Madeira! Enfeita a noite de lua cheia!

Estrela de nosso mercado Cultural!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO NASCEU A PRIMEIRA MANDIOCA

Era uma vez uma índia chamada Atiolô. Quando o chão começou a ficar coberto de frutinhas de murici, ela casou com Zatiamarê. As frutinhas desapareceram, as águas do rio subiram apodrecendo o chão. Depois o sol queimou a terra, um ventinho molhado começou a chegar do alto da serra. Quando os muricis começaram outra vez a cair, numa chuvinha amarela, Atiolô começou a rir sozinha. Tava esperando uma menininha que recebeu o nome de Mani. Mas, Zatiamarê queria um menino e pouco conversava com Mani. Chateada com a situação, a menina pediu para a mãe para ser enterrada viva, ainda mais poque a sua genitora deu à luz um homem, Tarumã, para a alegria de Zatiamarê. A mãe de Mani atendeu ao seu pedido. Passou muito tempo. Um dia Atiolô sentiu saudade da filha e foi na mata procurar onde havia enterrado o seu corpo. Ao invés de Mani, encontrou uma planta alta e verde, mas estranhou o tamanho da planta. “Uma planta tão comprida não pode ser a minha filha”, disse. Na mesma hora a planta se dividiu.

01 aninho da Nauanne

No dia 27 de junho o cumpade Ricardo e a cumade márcia, festejaram o primeiro aninho da Nauanne. A felicidade estava nos rostos dos pais corujas. Fica aqui o nosso abraço e desejos de muitas felicidades para Nauanne. A festa foi linda...aqui a corujisse do dindo Beto Ramos e da dinda Rosimere Marques.

CABARÉ DA ANGELA MARQUES - "PEGA FOGO CABARÉ!"