Pular para o conteúdo principal

Diz a lenda - Consciência

Por: Beto Ramos



Meu avô Aluízio, partiu pro andar de cima há muito tempo.
Mas, deixou para mim um exemplo de bom senso e honestidade.
O olhar do meu avô já era uma sentença.
Ele não desperdiçava palavras com coisas pequenas.
Meu avô cortou carne no antigo Mercado Modelo, hoje, Mercado Cultural.
Na época em que a carne vinha da Bolívia.
A única vez que vi meu avô fazer algo escondido, foi quando casei com Rosimere.
Alguns dias antes do meu casamento, ele me chamou num canto do quarto, e foi falando:
- Pegue meu filho, é pra você começar sua nova vida!
- Mas, não conta nada pra velha, que era minha avó, pois ela vai querer um monte de explicação!
Eram duzentas pratas da época.
Bem, foi uma força danada, pois eu e Rosi só tínhamos um colchão, uma geladeira usada e um fogão sem bujão de gás, que no dia do casamento, meu primo Marconi deu de presente para nós.
Meu avô pescava com flecha.
Ficava em silêncio por horas.
Parecia uma figura incorporada na floresta.
Meu avô trabalhou no Mercado Central, Mercado do Quilômetro Um.
Morou em Guajará-Mirim onde serviu o quartel.
Gostava de um porronca, que sempre ficava no canto da boca.
Fumo de rolo, desfiado na mão e se possível enrolado no papilin.
Até meu avô morrer, quase todos os dias, eu passava em sua casa, que possuía o cheiro da casa dos nossos avós.
Todos os dias o almoço era feito por minha avó, com carne com osso, batata, cebola, alho, colorau, pimenta do reino.
Nos dias de pescaria eram peixes frito, cozido e assado.
Comiam três, comiam dez.
Sempre dava pra todo mundo.
O sabor era incrível.
Muitos tomaram do caldo, de rabo de boi da minha avó.
Tem muito doutor, gente bem sucedida na vida, que talvez não lembre que passou na casa do seu Aluízio.
Meu avô construiu suas casas.
Sozinho.
Demorava, mas, aquela sua calma o conduzia sempre para a vitória.
Deste avô, eu era o único neto homem de sangue.
Ele lembrava e comentava.
Ele era pai de minha mãe.
Índio, caboclo e beradeiro como eu.
Sabia das horas olhando pro céu.
Olhando pras águas sabia se era dia de pescaria ou não.
Como tenho saudades de dizer bença vô!
Sempre na hora do almoço, meu avô contava a piada do dia.
Era um sorriso só.
Aprendi com meu avô a ser solidário.
A dividir as alegrias e as dores.
A sempre ajudar os amigos.
Mas, acima de tudo, ele me passou uma lição de que o melhor travesseiro é a nossa consciência.
Perdi todos os meus avós.
Perdi meu pai.
Só restou minha velha mãe.
Mas, não sinto solidão.
Dormir com o travesseiro que meu avô me presenteou, traz ao meu coração o orgulho de ser índio, caboclo e beradeiro.
Por estes dias nasce minha neta Ana Clara.
O berço ela já tem.
O travesseiro eu dou de presente.

Diz a lenda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO NASCEU A PRIMEIRA MANDIOCA

Era uma vez uma índia chamada Atiolô. Quando o chão começou a ficar coberto de frutinhas de murici, ela casou com Zatiamarê. As frutinhas desapareceram, as águas do rio subiram apodrecendo o chão. Depois o sol queimou a terra, um ventinho molhado começou a chegar do alto da serra. Quando os muricis começaram outra vez a cair, numa chuvinha amarela, Atiolô começou a rir sozinha. Tava esperando uma menininha que recebeu o nome de Mani. Mas, Zatiamarê queria um menino e pouco conversava com Mani. Chateada com a situação, a menina pediu para a mãe para ser enterrada viva, ainda mais poque a sua genitora deu à luz um homem, Tarumã, para a alegria de Zatiamarê. A mãe de Mani atendeu ao seu pedido. Passou muito tempo. Um dia Atiolô sentiu saudade da filha e foi na mata procurar onde havia enterrado o seu corpo. Ao invés de Mani, encontrou uma planta alta e verde, mas estranhou o tamanho da planta. “Uma planta tão comprida não pode ser a minha filha”, disse. Na mesma hora a planta se dividiu.

01 aninho da Nauanne

No dia 27 de junho o cumpade Ricardo e a cumade márcia, festejaram o primeiro aninho da Nauanne. A felicidade estava nos rostos dos pais corujas. Fica aqui o nosso abraço e desejos de muitas felicidades para Nauanne. A festa foi linda...aqui a corujisse do dindo Beto Ramos e da dinda Rosimere Marques.

CABARÉ DA ANGELA MARQUES - "PEGA FOGO CABARÉ!"