Pular para o conteúdo principal

Diz a lenda – Porto das esperanças


Beradeiro.
Sou beradeiro.
Amo Porto Velho, assim como amou meu avô, como amou meu pai.
Amo as águas barrentas do Rio Madeira, pois elas renovam o amor por esta terra querida.
Amo a E.F.M.M., pois aquela fumaça embriaga-me num verso cheio de inspiração por nossa cidade.
Amo as Três Marias, com sua praça cheia de crianças e muita história.
Amo o Mercado Cultural com seu passado cheio de cinzas e com o vôo da fênix beradeira do nosso centro histórico.
Amo o Mercado Central e suas bancas com o sabor da nossa história.
Amo o bairro Caiari que foi o primeiro conjunto de casas do nosso Brasil.
Amo a Banda do Vai Quem Quer e vou vestido de mulher.
Beradeiro.
Sou beradeiro.
Nascido na Maternidade Darcy Vargas.
Amo meus amigos eternos: Ernesto, Sílvio, Bainha, Mado, Oscar, Audizio, Tatá, Hugo, Karatê, Paulinho Rodrigues, Zé Áureo, Mávilo, Anísio Gorayeb, Basinho, Bubu, Rita Queiroz, professora Ieda, é beradeiro que não acaba mais.
Amo Os Diplomatas do Samba, Asfaltão, Rádio Farol, Armário Grande, Castanheira, Pobres do Caiari, Triângulo não Morreu e tantas outras.
Amo os bois Corre Campo e Diamante Negro.
Amo o Burrochaga, a Bailarina da Praça e tantos outros.
Porto Velho é um porto cheio de esperanças.
Amo o plano inclinado.
As casas de barro.
Amo até o que não cheguei a conhecer.
Mas, valei-me Ernesto e Sílvio que me levam as outras épocas que não conheci.
Amo tanto Porto Velho que fico feliz por ter aprendido alguns remédios caseiros com minha bisavó e avó.
Lembro que meu velho me levava na D. Carmem.
Sinto muito por aqueles que não amam este nosso chão de terra batida.
Sinto tanto pelo doutor da insensatez.
Amar Porto Velho não é para qualquer um.
O nosso amor por esta cidade jamais adentrará uma UTI de palavras sem valor algum para nossa gente.
E vem um insensível do lodo não sei de onde, querer manchar a cultura de nosso povo.
Vou é tomar o meu chá de folha de imbaúba para baixar minha pressão.
Se ficar ruim, vou a um rezador.
Deus me livre da UTI dos que não amam Porto Velho.

Diz a lenda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO NASCEU A PRIMEIRA MANDIOCA

Era uma vez uma índia chamada Atiolô. Quando o chão começou a ficar coberto de frutinhas de murici, ela casou com Zatiamarê. As frutinhas desapareceram, as águas do rio subiram apodrecendo o chão. Depois o sol queimou a terra, um ventinho molhado começou a chegar do alto da serra. Quando os muricis começaram outra vez a cair, numa chuvinha amarela, Atiolô começou a rir sozinha. Tava esperando uma menininha que recebeu o nome de Mani. Mas, Zatiamarê queria um menino e pouco conversava com Mani. Chateada com a situação, a menina pediu para a mãe para ser enterrada viva, ainda mais poque a sua genitora deu à luz um homem, Tarumã, para a alegria de Zatiamarê. A mãe de Mani atendeu ao seu pedido. Passou muito tempo. Um dia Atiolô sentiu saudade da filha e foi na mata procurar onde havia enterrado o seu corpo. Ao invés de Mani, encontrou uma planta alta e verde, mas estranhou o tamanho da planta. “Uma planta tão comprida não pode ser a minha filha”, disse. Na mesma hora a planta se dividiu.

01 aninho da Nauanne

No dia 27 de junho o cumpade Ricardo e a cumade márcia, festejaram o primeiro aninho da Nauanne. A felicidade estava nos rostos dos pais corujas. Fica aqui o nosso abraço e desejos de muitas felicidades para Nauanne. A festa foi linda...aqui a corujisse do dindo Beto Ramos e da dinda Rosimere Marques.

CABARÉ DA ANGELA MARQUES - "PEGA FOGO CABARÉ!"