Pular para o conteúdo principal
Fotografia e fotografia

Outro dia no Mercado Cultural, percebi o quanto a fotografia evoluiu.
Evoluiu no sentido de quantidade de pessoas que possuem uma câmera digital. Em certo evento contei pra mais de doze fotógrafos credenciados por sites de noticias. A fotografia perdeu alguma coisa neste mundo cheio de maquininhas, que fazem de qualquer um o dono da imagem. Fazer uma fotografia ou bater uma fotografia? Eis uma questão meio estranha de responder. O que seria diafragma? O que seria uma composição? E o conhecimento de luz? O advento da imagem digital retirou da fotografia o encanto e a magia da descoberta de uma imagem. A fina arte ficou perdida meio a parafernália que é preciso para registrar uma imagem digital. Nada contra a evolução da tecnologia. Em alguns casos não existe a preocupação em fazer uma imagem. Quase todos batem e batem fotografias sem a mínima com o resultado. Sem contar que quase todas as fotos ficam arquivadas em CDs e computadores, sem aquela magia de tocar o papel fotográfico. E quando abrimos alguns sites, que susto. Algumas imagens estão escuras, com luz estourada, e sem a preocupação de se entender que uma fotografia pode influenciar na auto-estima das pessoas. Em certa data, minha mulher junto com sua turma da faculdade contratou certa empresa do ramo de fotografia de formatura. Que tristeza ver pessoas que se dizem profissionais compor uma imagem de qualquer jeito, para apresentar no final, quem sabe, um álbum medíocre e bem abaixo da expectativa dos formandos. Rolou processo, e foi contratada outra empresa para finalizar o evento. Talvez fosse preciso o mínimo de treinamento para alguns destes profissionais. Hoje, não existe imagem sem tratamento em programas de edição de imagem. O photoshop é ferramenta básica para um fotografo. Ferramenta e não a solução para todos os problemas. Seria preciso fotografar editando as imagens para não ficar refém de certas ferramentas. Estamos distantes de grandes centros de formação, mas, aqui em Porto Velho possuímos profissionais capacitados para algum treinamento em determinada área da fotografia. Faço restauração de fotos antigas, e sou autodidata em tudo que faço. Talvez este fosse um mercado para ser mais explorado por algumas empresas da nossa capital. “O mercado de treinamento de fotógrafos”. Porto Velho cresceu, e os profissionais capacitados sempre serão lembrados pela qualidade dos seus trabalhos. Outros serão lembrados apenas uma vez... Possuo amigos que são excelentes profissionais como o Ésio Mendes, Bolotha, Elmir Marques, Brito, Machado e tantos outros. Ser ou estar? Esta é uma questão meio estranha de ser respondida. Precisaríamos rever certos conceitos neste nosso mundo da fotografia, para não queimar o filme de todo mundo, ou melhor, os pixels da gente.

Beto Ramos – Fotografo e Restaurador de fotografias antigas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO NASCEU A PRIMEIRA MANDIOCA

Era uma vez uma índia chamada Atiolô. Quando o chão começou a ficar coberto de frutinhas de murici, ela casou com Zatiamarê. As frutinhas desapareceram, as águas do rio subiram apodrecendo o chão. Depois o sol queimou a terra, um ventinho molhado começou a chegar do alto da serra. Quando os muricis começaram outra vez a cair, numa chuvinha amarela, Atiolô começou a rir sozinha. Tava esperando uma menininha que recebeu o nome de Mani. Mas, Zatiamarê queria um menino e pouco conversava com Mani. Chateada com a situação, a menina pediu para a mãe para ser enterrada viva, ainda mais poque a sua genitora deu à luz um homem, Tarumã, para a alegria de Zatiamarê. A mãe de Mani atendeu ao seu pedido. Passou muito tempo. Um dia Atiolô sentiu saudade da filha e foi na mata procurar onde havia enterrado o seu corpo. Ao invés de Mani, encontrou uma planta alta e verde, mas estranhou o tamanho da planta. “Uma planta tão comprida não pode ser a minha filha”, disse. Na mesma hora a planta se dividiu.

01 aninho da Nauanne

No dia 27 de junho o cumpade Ricardo e a cumade márcia, festejaram o primeiro aninho da Nauanne. A felicidade estava nos rostos dos pais corujas. Fica aqui o nosso abraço e desejos de muitas felicidades para Nauanne. A festa foi linda...aqui a corujisse do dindo Beto Ramos e da dinda Rosimere Marques.

CABARÉ DA ANGELA MARQUES - "PEGA FOGO CABARÉ!"